Por Manoel Roberto de Lima, para a coluna As Letras do Poeta Amazônico. 22/06/2021
A viagem nas linhas da literatura é uma mágica sensação de êxtase nos corações leitores. Quando se abre um livro, abre-se a folia das letras, que dançam no ritmo da imaginação, os personagens ganham vida nas mentes, despertando os sentimentos mais íntimos; tiram o fôlego com aquele beijo tão esperado, fazem chover nos olhos com o falecimento do personagem favorito... Nós vivemos muitas vidas dentro das histórias construídas pelas autores e autoras.
A leitura constrói pontes entre mundo real e o mundo da fantasia, quando por vezes a realidade afadiga nossa alegria, pessoas pegam o livro, atravessam a ponte, se refugiando no lar literário. Quem nunca se viu frustrado no amor, recorreu as letras românticas de Nicholas Sparks, Jojo Moyes, E. L. James, ou sonhou vestindo as capas da grifinória, sonserina, lufa-lufa e corvinal e ser um bruxo nas obras de J. K. Rowling. Ah, como seria delicioso vivenciar estas histórias incríveis!
Dentro deste mar literário está a poesia, uma das mais antigas formas textuais e sentimentais, afinal a poesia é flutuante, brincante, cantante, viva, nos emociona nas sílabas rápidas do Haicai, porém caudalosas emoções no peito cai desta breve leitura. O poema é uma sobremesa marcante no sabor, como a delicadeza de Vinicius de Moraes e Pablo Neruda, ou um café amargo para acordar, nos gritos de luta de Sérgio Vaz e Férrez. No rio da poesia os barcos podem navegar, ela cura, abraça, beija, mas bate na cara da hipocrisia e desumanidade.
A leitura é um dom que temos que usar sem moderação, embriagar-se de histórias, nos romances, contos, poemas, prosas, seja que texto for, mergulhar no mais profundo, não há mal, só perdemos a ignorância.
Ler é gostoso, é magia infindável, são muitas benesses, que só ao lançar os olhos numa boa obra pode ser alcançada.
Manoel Roberto: Poeta e professor de História em formação, natural de Pauini – Amazonas. Publicou poemas em quatro antologias. Foi campeão dois anos seguidos do Concurso de Poesia da Feira do Livro, organizado pela Biblioteca Municipal de Tefé, em 2018 e 2019. É um amante da natureza, filho das águas barrentas e vivas do Rio Purus. Divulga sua arte através do Instagram, no perfil @poeta_manoel.
Aproveite para apoiar a literatura, compre quaisquer produtos em nosso site www.frutosdapoesia.com, utilize o cupom promocional COLUNISTAMANOEL10 e garanta 10% de desconto. Apoie a literatura nacional e nossos colunistas.
Muito bom! Sou muito grata por todo o seu apoio, Manoel. Amei seu primeiro texto no blog. 😉